1
Portfólios
Bom galerinha, como parte do nosso novo sistema de rodízio de postagens, no qual os membros efetivos do núcleo devem fazer posts sobre diferentes tipos de “peças gráficas”, eu fiquei responsável por fazer um sobre portfólios.
Para começar, durante as minhas pesquisas para a elaboração deste post, fiquei impressionada como a grande maioria dos sites que encontrei só fala sobre portfólios online, ou seja, virtuais. Percebi que essa é a grande onda do momento. Mas claro, que também tratarei aqui dos portfólios impressos.
Em primeiro lugar: o que é um portfólio? Basicamente é a forma de tornar nossos trabalhos portáteis. É tê-los em mãos, reunidos em um só lugar – pasta, web ou cd – para uma exibição rápida quando necessário. Os portfólios ajudam os clientes a avaliar os serviços prestados e a traçar uma linha da evolução e crescimento profissional da empresa ou da pessoa (não esqueçamos que freelancers, ou designers gráficos, também podem fazer seus portfólios individuais).
Agora, como começar?
SELECIONAR O CONTEÚDO
No caso de um portfólio de trabalhos gráficos, selecione o que você acha que tem de melhor. “Não adianta colocar os freela que você fez para a loja de doces da sua tia, mas sim os trabalhos que possam despertar o interesse de quem está analisando”, diz um dos blogs que achei. No caso de outros serviços, faça um resumo sobre eles e selecione muitos exemplos de serviços já prestados que os ilustrem.
No portfólio digital você não vai poder estar ao lado para apresentar as peças e escolher a ordem que o cliente deve navegar, qual trabalho ver primeiro, etc, então todo o conteúdo deve ser agradável e interessante, pois ele podem começar de qualquer lugar.
Expor o maior número de trabalhos possível é importante. Mostre não só a sua capacidade criativa, mas também a sua experiência profissional. É recomendável selecionar entre 10 e 20 peças/serviços. Coloque claramente o que é cada uma, para que cliente você fez, quando fez e o que fez. Claro que sempre tomando cuidado para que o portfólio não se torne um documento chato e cansativo de se analisar.
No portfólio, exponha o suficiente para despertar o interesse, mas não se esqueça que ele não substitui o currículo, apenas complementa.
PROJETE O LAYOUT E ORGANIZE AS INFORMAÇÕES
Tão importante quanto as peças que você vai apresentar é a maneira de apresentá–las. No portfólio impresso, uma pasta bonita, ou boa encadernação, e trabalhos bem impressos são o suficiente. No portfólio digital, porém, a apresentação já pode ser a primeira peça que você está apresentando.
Para fazer essa apresentação no portfólio digital, você tem dois caminhos: fazer um CD neutro ou temático. Se você decidir seguir o caminho mais seguro, faça um CD com tema neutro. Se você fizer a aposta mais arrojada, ou seja, um CD temático, você pode multiplicar o potencial das suas boas idéias, mas também pode desanimar quem está vendo. Cuidado!
É importante inovar e investir em coisas diferentes, mas na hora de criar um portfólio temos que ter certeza absoluta do que pretendemos alcançar com ele, e torná-lo familiar ao público-alvo.
Um conceito deve ser seguido. Tente ser neutro, mas sem ser previsível ou básico demais.
Ordene por ano de criação. Em vários sites e blogs vi orientações para que os trabalhos mais recentes apareçam primeiro. Ainda tenho dúvidas sobre se não seria melhor expor os trabalhos em ordem cronológica (??).
Cuidado para colocar peças impressas em um tamanho adequado e os spots e filmes em boa qualidade, no caso dos portfólios online.
IMPRESSÃO E DOMÍNIO
Esse é um momento muito delicado da produção de um portfólio. No caso dos impressos escolha uma gráfica de confiança. Escolha o tipo de papel e o tamanho com cuidado. O papel cuchê é geralmente o mais escolhido, e a gramatura (espessura do papel) depende do gosto de cada um. Decida também previamente se você utilizará outros tipos de recursos na impressão como, por exemplo, a laminação
Para os portfólios online o domínio é uma escolha importante. Muitos ficam em dúvida sobre o que seria melhor: um domínio próprio ou uma plataforma livre. Se puder, tenha os dois!
Sites como o Flirck, o CarbonMade e o Picasaweb são instrumentos de divulgação importantes para materiais gráficos. Outro cuidado que devemos ter com os portfólios de peças gráficas online é colocar o nome e/ou o url em cada imagem que publicar. Sabemos que na internet tudo se dispersa e que a reprodução de trabalhos e imagens sem créditos é muito constante.
DIVULGAÇÃO
Depois de pronto, agora começa a divulgação. Lembrem que um bom portfólio ajuda, mas uma ótima apresentação para o cliente soma muitos pontos!
É isso pessoas. Espero que essas poucas dicas sejam úteis ;)
Para começar, durante as minhas pesquisas para a elaboração deste post, fiquei impressionada como a grande maioria dos sites que encontrei só fala sobre portfólios online, ou seja, virtuais. Percebi que essa é a grande onda do momento. Mas claro, que também tratarei aqui dos portfólios impressos.
Em primeiro lugar: o que é um portfólio? Basicamente é a forma de tornar nossos trabalhos portáteis. É tê-los em mãos, reunidos em um só lugar – pasta, web ou cd – para uma exibição rápida quando necessário. Os portfólios ajudam os clientes a avaliar os serviços prestados e a traçar uma linha da evolução e crescimento profissional da empresa ou da pessoa (não esqueçamos que freelancers, ou designers gráficos, também podem fazer seus portfólios individuais).
Agora, como começar?
SELECIONAR O CONTEÚDO
No caso de um portfólio de trabalhos gráficos, selecione o que você acha que tem de melhor. “Não adianta colocar os freela que você fez para a loja de doces da sua tia, mas sim os trabalhos que possam despertar o interesse de quem está analisando”, diz um dos blogs que achei. No caso de outros serviços, faça um resumo sobre eles e selecione muitos exemplos de serviços já prestados que os ilustrem.
No portfólio digital você não vai poder estar ao lado para apresentar as peças e escolher a ordem que o cliente deve navegar, qual trabalho ver primeiro, etc, então todo o conteúdo deve ser agradável e interessante, pois ele podem começar de qualquer lugar.
Expor o maior número de trabalhos possível é importante. Mostre não só a sua capacidade criativa, mas também a sua experiência profissional. É recomendável selecionar entre 10 e 20 peças/serviços. Coloque claramente o que é cada uma, para que cliente você fez, quando fez e o que fez. Claro que sempre tomando cuidado para que o portfólio não se torne um documento chato e cansativo de se analisar.
No portfólio, exponha o suficiente para despertar o interesse, mas não se esqueça que ele não substitui o currículo, apenas complementa.
PROJETE O LAYOUT E ORGANIZE AS INFORMAÇÕES
Tão importante quanto as peças que você vai apresentar é a maneira de apresentá–las. No portfólio impresso, uma pasta bonita, ou boa encadernação, e trabalhos bem impressos são o suficiente. No portfólio digital, porém, a apresentação já pode ser a primeira peça que você está apresentando.
Para fazer essa apresentação no portfólio digital, você tem dois caminhos: fazer um CD neutro ou temático. Se você decidir seguir o caminho mais seguro, faça um CD com tema neutro. Se você fizer a aposta mais arrojada, ou seja, um CD temático, você pode multiplicar o potencial das suas boas idéias, mas também pode desanimar quem está vendo. Cuidado!
É importante inovar e investir em coisas diferentes, mas na hora de criar um portfólio temos que ter certeza absoluta do que pretendemos alcançar com ele, e torná-lo familiar ao público-alvo.
Um conceito deve ser seguido. Tente ser neutro, mas sem ser previsível ou básico demais.
Ordene por ano de criação. Em vários sites e blogs vi orientações para que os trabalhos mais recentes apareçam primeiro. Ainda tenho dúvidas sobre se não seria melhor expor os trabalhos em ordem cronológica (??).
Cuidado para colocar peças impressas em um tamanho adequado e os spots e filmes em boa qualidade, no caso dos portfólios online.
IMPRESSÃO E DOMÍNIO
Esse é um momento muito delicado da produção de um portfólio. No caso dos impressos escolha uma gráfica de confiança. Escolha o tipo de papel e o tamanho com cuidado. O papel cuchê é geralmente o mais escolhido, e a gramatura (espessura do papel) depende do gosto de cada um. Decida também previamente se você utilizará outros tipos de recursos na impressão como, por exemplo, a laminação
Para os portfólios online o domínio é uma escolha importante. Muitos ficam em dúvida sobre o que seria melhor: um domínio próprio ou uma plataforma livre. Se puder, tenha os dois!
Sites como o Flirck, o CarbonMade e o Picasaweb são instrumentos de divulgação importantes para materiais gráficos. Outro cuidado que devemos ter com os portfólios de peças gráficas online é colocar o nome e/ou o url em cada imagem que publicar. Sabemos que na internet tudo se dispersa e que a reprodução de trabalhos e imagens sem créditos é muito constante.
DIVULGAÇÃO
Depois de pronto, agora começa a divulgação. Lembrem que um bom portfólio ajuda, mas uma ótima apresentação para o cliente soma muitos pontos!
É isso pessoas. Espero que essas poucas dicas sejam úteis ;)
Fontes: