10

Efeito espelhado no photoshop

Posted by Paula Amor on 20:50 in , ,
Olá pessoas! Aqui estou eu de volta às atividades do blog! Depois de um tempinho sem postar, meu democrático chefinho retomou nossos rodízios de postagens, e assim volto ao blog para postar mais um tutorial feito por mim. Desta vez o tutorial é sobre o Efeito Espelhado, que pode ser aplicado em textos e imagens no Photoshop. Este é um tutorial super simples, mas que tem como resultado um efeito bem legal. Comecemos então!

1º Passo: Crie um novo documento, do tamanho desejado, com um fundo de cor preferencialmente escura. Desta forma teremos um melhor resultado. Neste exemplo eu escolhi o verde, e o documento tem tamanho 500x200.

2º Passo: Agora selecione a ferramenta texto, com uma fonte de boa espessura, um considerável tamanho e cor mais clara que a do fundo. Neste caso utilizei fonte Arial, tamanho 72, e cor verde claro. Escreva o que quiser. Como estou pouco inspirada no momento, escrevi meu nome; mas, por favor, sejam mais criativos do que eu! ;)


3º Passo: Duplique a layer (camada) do texto, pressionando Ctrl+J. Agora segurando a tecla Shift, arraste a nova camada para baixo, até ficar imediatamente abaixo da camada principal.

4º Passo: Em seguida, na barra de ferramentas superior, vá em Edit>Transform> Flip Vertical. Neste ponto, já temos nosso efeito espelho. Mas vamos adicionar alguns efeitos para dar um toque a mais! 5º Passo: O primeiro efeito que aplicaremos será o gradiente. Selecione a camada de cópia, e adicione uma máscara. Em seguida selecione a ferramenta Gradiente localizada na barra de ferramentas do lado esquerdo, e escolha a opção “Foreground to Transparent”.
6º Passo: Agora selecionando a máscara criada, clique à meia altura do texto da camada de cópia e arraste até o final da mesma. Durante esta operação sugiro segurar o Shift para manter o degradê em 90°. Você pode diminuir a opacidade desta camada se preferir. Eu deixei em 60%.


7º Passo: O segundo efeito que aplicaremos será o “Bevel and Emboss” (Chanfro e Entalhe). Selecione a camada de texto principal e adicione este efeito que se encontra na barra de ferramentas inferior, no lado direito. Ajuste as configurações como preferir. Neste caso o tamanho que defini foi 2, a profundidade 674.




* Dica: Você também pode adicionar o efeito “Gradient Overlay” (Sobreposição de Degradê). Dá um efeito legal.


8º Passo: Pronto! O efeito está concluído. Agora só falta ajustar o tamanho final da imagem. Com a camada de texto principal selecionada, selecione o Ctrl, e clique na camada cópia. Clique com o botão direito e escolha a opção “Link Layers”, para agrupar estas camadas.


Em seguida, pressione CTRL + T para redimensionar o conteúdo. Com o Shift pressionado (para manter a escala), segure em uma das pontas do retângulo e altere o tamanho conforme o seu gosto. 9º Passo: Se quiser ainda, você pode adicionar o efeito “Drop Shadow” (Sombra Projetada) na camada de texto principal, que você encontra na mesma barra de ferramentas do efeito do sétimo passo. Sugiro as seguintes configurações: Blend Mode: Normal / Opacity: 40% / Distance: 2 / Spread: 0 / Size: 20.


10º Passo: Voilá! Está pronto o nosso Efeito Espelhado. Ele também pode ser usado com imagens, como você pode ver no exemplo abaixo!É isso galerinha! Espero que gostem do tutorial e que ele seja útil. Até a próxima! ;)

10 Comments


Parabéns Let 01!
Realmente bem criativo o exemplo "Paula" hahaha


Paulinha, muito bom esse tutorial.. já dá para a galera ir aprendendo um pouco a mexer em algumas ferramentas bem complicadas como é o caso do Photoshop!!
Parabéns!...
Abraços

Fernandinho


Paulinha,
Como sempre um excelente tutorial.
Parabens mesmo !!!
=****


Veeeeeeeeeeeeeelho!!! (do jeito que vc fala) :D muito bom let et! mas que o exemplo paula foi duvidoso foi! :D


Parabéns, show de bola, continue com materiais assim, é sempre um prazer ler um tuto com bom conteúdo.

abs
Eliel
Analista de Sistemas


Não consigo colocar no Gradiente na imagem. O que será que está acontecendo?


Fiz o tutorial e ficou ótimo, adorei. Fazia um certo tempo que buiscava aprender esse efeito e só encontrei no seu blog, que aliás está muito bom e já coloquei em meus favoritos.
Parabéns!


é.... eu também parei no gradiente, ou seja, não consigo aplicar o gradiente na máscara.
Selecionei a máscara, clico, arrasto e solto, mas o gradiente não aparece.
Onde estou errando?

Obrigado!
Marcos/ Carapicuíba/SP


Como voce colocou esse menu do seu blog


Brigadúúúú, Paula... Com esse nome deve ser um pitel!

Copyright © 2009 Criando com o Chefinho All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.