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Uma das Mil Utilidades da Máscara

Posted by Talita Malvezzi on 07:19
O Chefinho me pediu para (na verdade mandou) fazer um tutorial sobre a ferramenta Máscara do Photoshop. E como eu não quero ser “trainee para sempre” (até quero), aqui está meu primeiro post.

A ferramenta Máscara (Mask) tem diversas funções que podem ser usadas para diferentes efeitos. Nesse tutorial falarei sobre uma delas e em posts futuros falarei de outras.

Uma função muito utilizada é o uso de máscaras para recortar pessoas, objetos, ou qualquer coisa que você queira, em fotos. Ao fazê-lo utilizando esta ferramenta, você não perde o restante da imagem, apenas esconde o que você não quer que seja visto.

Para começar escolha duas imagens, uma para ser o fundo e a outra com o objeto que você quer recortar. Eu escolhi as seguintes imagens:

Irei recortar o pinheiro e coloca-lo no meio da praia.

Primeiro passo: Abra as duas imagens. Copie a imagem a ser recortada e cole na imagem que servirá de fundo.

Segundo passo: Na janela de Layers deixe selecionado o Layer da imagem a ser recortada. Clique no botão “Add Layer Mask”.

Após feito isto, um quadrado branco irá aparecer do lado do thumb do pinheiro.

Este quadrado branco é o que chamamos de Máscara. Para se trabalhar com a máscara é importante que ela esteja selecionada. A máscara trabalha com 2 cores apenas: Preto e Branco. Tudo que você pintar de branco será mostrado e tudo que pintar de preto será escondido.

Terceiro passo: Selecione o Pincel (letra B). Tenha certeza que a máscara de cores esteja com a cor preta em primeiro plano.

Vá até a imagem e comece a pintar o que você quer que não fique visível, no caso o fundo branco. E se você errar, basta trocar a cor do pincel para branco e pintar o que você quer que apareça. Eu só recomendo usar essa técnica para imagens que sejam fáceis de recortar. Há um jeito que te dará maior precisão e pode ser usado em qualquer imagem, usando a Varinha Mágica ou o Laço Magnético.

Só recomendo o uso da Varinha no caso de fundos brancos com imagens de cores bem definidas, como é o caso do pinheiro que estou usando para exemplificar. Em outros casos, use o Laço Magnético.

Selecione a parte a ser escondida, no caso da minha imagem todo o fundo branco. Com a cor preta selecionada e a máscara da layer 1 também selecionada, basta ir com o Balde de Tinta (letra G) ou com o Pincel e pintar a área selecionada da imagem. Com isto estamos pintando toda a área branca de preto, escondendo ela.

e clicar sobre a área selecionada. Com isto estamos pintando toda a área branca de preto, escondendo ela.

Você não precisa se limitar apenas ao pincel para ir demarcando suas áreas de máscara, todas as ferramentas do photoshop podem ser utilizadas, como degradês (de branco a preto), até os paths.

Aqui um exemplo usando o degradê:




No próximo post ensinarei a usar a máscara para mudar de cor apenas partes selecionadas.

Bom, espero que vocês tenham aprendido alguma coisa, e se não aprenderam já sabem: Trainee Forever!

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O que são Blend Modes ?

Posted by Felipe Dias Rêgo e Yuri Soares Rosat on 07:21
Amiguinhos e Amiguinhas,

O chefiinho, muito democraticamente, me escolheu para falar um pouco sobre o que é Blend Mode. Apesar de minha pouca experiência em Photo Shop eu fiz uma pesquisa modesta sobre o assunto.

O efeito do Blend Mode serve para misturar camadas. Em uma linguagem mais específica é determinar a forma como os pixels em uma camada são misturadas com outras camadas subjacentes em pixels. O efeito Blend Mode pode ser visto no layout do nosso blog, com o Blend Mode de escurecer que sobrepôs a imagem do chefinho sobre o fundo da imagem azul.

Descrição dos Blend Modes:

Normal:






Edita ou pinta cada pixel para torná-lo o resultado da cor. Este é o modo padrão. Modo Normal é chamado de Limiar quando você estiver trabalhando com um bitmap ou indexados-color imagem.




Ele apenas ''monta'' as figuras sem dar nenhum efeito ''legal''.



Dissolver:

Edita ou pinta cada pixel para torná-lo o resultado da cor. No entanto, o resultado é uma cor aleatória, substituição dos pixels com cores de base ou a mistura de cor, dependendo da opacidade pixel em qualquer local. Este modo funciona melhor com o pincel ou airbrush e uma grande ferramenta pincel.

Esse efeito cria uma espécie de sombra no objeto.

Multiplicar:

Olha para a cor de informação de cada canal e multiplica as cores por base da mistura das cores. Multiplicar qualquer cor preto produz a cor preta. Multiplicar qualquer cor com a cor branca deixa inalterada. Quando você estiver pintura com uma cor diferente do preto ou branco, sucessivas pancadas com uma ferramenta pintura produzem cores progressivamente mais escuras. O efeito é semelhante ao desenho sobre a imagem com vários marcadores mágicos.

Tela:

Olha para cada canal de cor informação e multiplica o inverso da mistura das cores e de base. O resultado é sempre uma cor leve. Rastreio cor preta com a cor deixa inalterada. Rastreio em branco produz branco. O efeito é semelhante a projetar vários slides fotográficos em cima uns dos outros.

Esse é bem parecido com o efeito de multiplicar so que o objeto escolhido fica mais claro.

Overlay:

Multiplica telas ou as cores. Dependendo da base Padrões de cor ou cores. Sobreposição com o actual pixels, preservando ao mesmo tempo os destaques e sombras da cor base. A cor base não é substituída, mas é misturada com a mistura das cores de modo a refletir a leveza ou escuridão da cor original

Efeito muito parecido com o anterior também...

Soft Licght:

Escurece ou ilumina as cores. Dependendo da mistura das cores. O efeito é semelhante a uma brilhante difundida atenções sobre a imagem. Se a mistura das cores (fonte de luz) é mais leve que 50% cinza, a imagem é reduzida, como se fosse dodged. Se a mistura resulta em uma cor mais escura do que 50% cinza, a imagem é escurecida, como se tivesse sido queimada em pool. Pintura em preto ou branco puro produz uma área distintamente mais escura ou mais leves, mas não resulta em preto ou branco puro.

Hard Light:

Multiplica telas ou cores. Dependendo da mistura de cores o efeito é semelhante a brilhar uma dura atenções sobre a imagem. Se a mistura das cores (fonte de luz) é mais leve que 50% cinza, a imagem é reduzida, como se fosse rastreada. Isso é útil para adicionar e destacar uma imagem. Se a mistura é uma cor mais escura do que 50% cinza, a imagem é escurecida, como se fosse multiplicada. Isso é útil para adicionar sombras a uma imagem. Pintura em preto ou branco puro resulta em preto ou branco puro.
Ao invés de deixar a figura mais clara como os efeitos acima, esse efeito deixa a figura translucida e a escurece um pouco mais em relação ao fundo.

Collor Dodge:
Olha para a cor de informação de cada canal e brightens a base cor de modo a refletir a mistura da cor preta com misturas, mas não produz qualquer alteração.
Muito parecido com o efeito do soft light, so que a imagem fica com uma cor menos opaca apesar de continuar translucida.
Escurecer:
Olha para a cor de informação de cada canal e seleciona a base ou mistura cores (o que for mais escura) como resultado da cor. Pixels mais leves que a mistura das cores são substituídas, pixels da cor mais escura do que a mistura não mudam.

Aqui eu dei alguns exemplos de alguns Blend Modes, espero que tenham gostado. Abraços a todos de Lego 01 !

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Dica do Chefinho - Lego Digital Designer

Posted by Chefinho on 11:02 in
O Lego Digital Designer é um programa muito interessante da empresa Lego que permite com que você desenvolva a sua criatividade e monte milhões de mundos e realidades em lego com a vantagem de não fazer aquela gigantesca bagunça com as pecinhas em seu quarto.

Particularmente eu sempre gostei da bagunça das peças de lego espalhadas pelo chão, mas esse não chega a ser um detalhe que compromete o programa que é bem simples, mas muito divertido. Logo de primeira o programa parece meio chato, mas a partir do momento que você começa a se acostumar com a interface dele e o seu modo de funcionamento a brincadeira começa a ficar realmente divertida e chega a ser viciante!

Segue o link para o download do software, diretamente do site da Lego. Lá você também pode se cadastrar e criar a sua galeria de obras de arte em Lego!

http://ldd.lego.com/ - Lego Digital Designer - Download

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O que é FEATHER?

Posted by Paula Amor on 06:33 in , , , ,
Olá mais uma vez pessoas!
No post passado - um tutorial sobre efeito FADE - falei sobre uma caixinha que aparece na caixa de ferramentas superior, chamada FEATHER, na qual tínhamos que digitar um valor; isto mais precisamente no terceiro passo. Pois é. Talvez tenham surgido dúvidas a respeito do conceito e da função desta caixinha, aparentemente insignificante, mas que é o elemento essencial do tutorial. Meu chefinho então sugeriu que eu explicasse melhor o que é o FEATHER.
Bom, FEATHER em inglês, entre tantas outras definições, significa “pena”; “pluma”. Para o Photoshop, FEATHER significa “suavizar”.
Explicando: o FEATHER é uma caixinha que pede um número de pixels, e que serve para criar uma “borda” suave na seleção feita. Ou seja, o FEATHER caracteriza-se pelo esfumaçamento das extremidades.
O tal número que deve ser digitado na caixinha FEATHER é exatamente o valor em pixels do esfumaçamento. Desta forma, a definição do FEATHER como sendo 20 no tutorial passado significou que o esfumaçamento feito nos cantos da seleção foi feito com um intervalo de 20 pixels.
É isso pessoas! Espero que tenha ficado mais claro o que é o FEATHER! ;)

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Efeito FADE no Photoshop

Posted by Paula Amor on 10:03 in , , ,
Olá pessoas!
Bom, fiquei encarregada de postar o primeiro tutorial do nosso blog (honrosa missão!!). Para realizar um de nossos serviços precisei pesquisar sobre o efeito FADE, ou degradê como quiserem chamar, no Photoshop. Assim meu chefinho sugeriu que esta primeira postagem fosse sobre este efeito. Durante minhas buscas, encontrei vários tutoriais legais, mas resolvi criar um para postar aqui, na tentativa de transmitir este conhecimento de maneira mais simples e fácil aos meus coleguinhas de núcleo. Desta forma, este tutorial é indicado para pessoas como eu, que não possuem um conhecimento profundo em Photoshop, mas que conseguem se virar. Em fim, vejam o tutorial logo abaixo!
Primeiro passo: Pressione Ctrl + O, e abra a sua imagem cobaia.


Segundo passo: Selecione a área na qual quer aplicar o efeito, com a ferramenta Marquee Tool. Eu usei a opção elíptica, mas o efeito pode ser feito com a retangular também, de acordo com a sua preferência.
Terceiro passo: Na barra de ferramentas superior, aparece uma caixa denominada FEATHER, escolha e digite um valor. Neste exemplo usei 20.

Quarto passo: Aparentemente nada aconteceu, mas não se desespere. A seleção já está feita, agora é só passá-la para outra layer. Pressione Ctrl+J. Isso criará uma nova layer com a sua seleção já nela.
Como não precisaremos mais da layer inferior, selecione-a e preencha-a com a cor desejada.
Para a cor de foreground, pressione Alt+backspace.

Para a cor do background, pressione Ctr+backspace.
Pronto pessoas! Espero ter explicado tudo de uma forma simples e clara, e também ter agradado o chefinho!
Qualquer dúvida, deixem seus comentários!

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Proposta do Blog

Posted by Chefinho on 20:12
Caros leitores,


Este é o blog da Tropa do Chefinho, onde vocês encontrarão posts meus e da minha equipe de trainees (que deverá postar aqui sempre, caso almeje algum dia a sua efetivação).

Eles estão sendo devidamente treinados para alcançar o nível sublime da qualidade em criação gráfica. Para tal fim, os trainees utilizarão o blog como ferramenta para desenvolver e mostrar seus aprendizados através de tutoriais, apresentação de projetos, cases e outras coisas que eles devem criar.

Não tenho paciência para desculpas e atrasos. Sou uma pessoa totalmente democrática e defendo até o fim a liberdade! Afinal, os trainees têm toda a liberdade de faltarem com seus compromissos, do mesmo modo que eles têm a total liberdade de querer ser trainee para sempre. TRAINEE FOREVER.


Sem mais,
Chefinho Boss
O Chefe




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